BLOG

AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE A ALLMARK

Registrar a marca é a mesma coisa que registrar um domínio na internet?

CATEGORIA - POSTADO POR Allmark




Muitas pessoas ainda ficam na dúvida ou acham que registrando ou comprando o domínio de seu site na internet, também asseguram o direito da marca.

Mas isso é um grande engano. Muitas marcas foram perdidas, justamente por essa falta de informação. Registrar uma marca é diferente de registrar um domínio. Uma dúvida muito comum ao constituir uma empresa é o registro. Seja ele da marca ou do domínio na internet. São situações distintas e que precisam de atenção especial por parte do empreendedor, afinal, um garante a exclusividade de uso no mundo real e o outro no mundo virtual.

Mas, você sabe a diferença desses dois tipos de registros?

Primeiramente é bom saber que o registro da marca é um processo específico e deve ser feito por um escritório confiável junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Isso porque a marca é uma representação visual da empresa, produto ou serviço e pode ser representada graficamente por símbolo, logotipo e nome usados juntos ou separados e é exatamente o registro da marca que garante ao empresário, o direito de uso exclusivo em todo território nacional no ramo de atividade no qual atua.

Segundo o diretor da empresa Allmark Marcas e Patentes, Edmilson Lima: - “O registro da marca faz parte da identidade da empresa. O ideal é ser feito tão logo o CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – for registrado na Junta Comercial. Registrar a marca assegura ao empresário que o nome escolhido não infringe direitos de terceiros e que o titular, não terá o uso da marca interrompido nem estará sujeito ao pagamento de indenizações, caso seja autuado, trazendo maior segurança para os negócios”.

Com experiência de mais de 10 anos nesse mercado de Registros de Marcas e Patentes, Edmilson conhece vários casos de empresas com muitos anos de investimento em marketing e reconhecidas no mercado, serem autuadas, devido a outra empresa registrar primeiro o nome, o logotipo ou símbolo.
Além disso, segundo o diretor da Allmark: - “registrar sua marca impede que terceiros façam uso de marcas iguais ou semelhantes, garantindo o direito de uso exclusivo e a possibilidade de licenciar a terceiros, o uso da marca, ou mesmo expandir o negócio por meio de franquias, se houver interesse, gerando uma nova receita com base nos royalties, ou seja, o pagamento pela licença de uso da marca”.

Em contrapartida, o Registro do Domínio, é o que garante o uso do nome na internet e não tem vínculo algum com o registro da marca.

Ele deve ser feito em sites específicos do segmento, como registro.com e é pago por determinados períodos de tempo.

O Domínio identifica a empresa no mundo virtual e pode ser feito tanto como pessoa jurídica ou pessoa física.

Existem algumas extensões de domínios que só são liberadas para registro após o envio de documentos que comprovam o enquadramento na atividade denotada pelo tipo de domínio. No Brasil os registros mais comuns são: .com.br e .com.

FONTE : ALLMARK MARCAS E PATENTES.

PESQUISE GRÁTIS SUA MARCA