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Como a estratégia Disney pode auxiliar seu negócio

Entenda como a modelagem comportamental pode melhorar a performance da sua empresa

Walt Disney foi um dos maiores empresários de todos os tempos, abriu sua primeira empresa aos 19 anos, em 1920, e quando faleceu, em 1966, 46 anos depois de empreender pela 1ª vez, deixou como legado uma empresa que, em 2017, se tornaria o maior conglomerado de mídia e entretenimento do planeta por receita.

Admirado e utilizado como referência no mundo dos negócios, Walt Disney inspirou Robert Dilts, um dos pais da Programação Neurolinguística (PNL), a desenvolver uma modelagem específica sobre ele, denominada “Estratégia Disney”.

A modelagem do comportamento é uma técnica muito utilizada em treinamentos de PNL e coaching com o objetivo de auxiliar clientes em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Basicamente, a aplicação da “Estratégia Disney” como um recurso de aprimoramento empresarial, consiste em avaliar o negócio sob a mesma perspectiva utilizada por Walt Disney na tomada de decisão em seus negócios.

Como um bom empreendedor, Walt Disney acreditava que qualquer coisa que pudesse sonhar poderia realizar. Os altos e baixos da vida, porém, o ensinaram a explorar sempre as situações por três ângulos distintos: o do sonhador, o do realista e o do crítico.

Era baseado na interação destes três pontos de vista, que o visionário Disney tomava atitudes, muitas vezes, consideradas como “loucura”, mas que mostravam resultados surpreendentes. Afinal, o que o sonhador e o realista poderiam criar sozinhos, sem a visão do crítico? Assim como o realista e o crítico não poderiam ser tão criativos sem o sonhador.

SONHADOR – necessário para gerar novas ideias
REALISTA – necessário para transformar estas ideias em algo concreto
CRÍTICO – necessário para refinar o idealizado

Como brincou um de seus animadores, certa vez, “Haviam na verdade três diferentes Walts: o sonhador, o realista e o crítico. E você nunca sabia qual deles viria para a sua reunião”.


COMO APLICAR A ESTRATÉGIA DISNEY NA SUA EMPRESA

Ok, a receita de bolo oferecida pela Estratégia Disney — de olhar pelos prismas do sonhador, do realista e do crítico —, é fácil, mas, na prática, como isso funciona?

Walt Disney, apesar da agenda apertada, sempre se dedicou a pensar estrategicamente o negócio, estudar a concorrência, antecipar tendências ou crises e inovar. Em vez de culpar os outros por seus fracassos, ele sempre assumiu a responsabilidade que lhe cabia, simplesmente aprendia com os erros e persistia. Esta, aliás, é a principal característica de um bom empreendedor: a PERSISTÊNCIA. Foi assim que ele chegou tão longe em suas conquistas: reinventando-se e persistindo.

É justamente este, o caminho que qualquer treinamento ou mentoria vai oferecer, o de abrir o pensamento para novas ideias e técnicas, capazes de ampliar a visão de mundo e contribuir com a mudança de comportamento.

No caso da Allmark, por exemplo, façamos um esboço:

VISÃO DO SONHADOR – tornar a Allmark a melhor e maior empresa de registro de marcas e patentes e de mentoria para diferenciação e posicionamento de marcas do país.

VISÃO DO REALISTA – para se realizar este sonho, a longo prazo, de forma consistente, é preciso, antes de mais nada, diferenciar e posicionar a Allmark localmente, equilibrando recursos financeiros e humanos, de forma a realizar investimentos cada vez mais assertivos regionalmente e, gradativamente, nacionalmente.

VISÃO DO CRÍTICO – o objetivo proposto é arrojado, a pretensão de conquistar espaço nacionalmente enfrenta, além da natural concorrência neste mercado, com grandes empresas já instaladas atuando em todo país, a peculiaridade de que este tipo de prestação de serviço está bastante vinculado a indicação e afinidade que empresas/autônomos locais possuem. De imediato, avalia-se a necessidade de revisão e detalhamento da gestão de processos, para que sejam mais ágeis e assertivos, e a manutenção de uma estratégia mais robusta de posicionamento regional, pautada na divulgação de cases que projetem a marca como uma referência em toda a região.

Basicamente esta é a “receita” para aplicar a Estratégia Disney ao seu negócio, mas claro que em um processo de mentoria — como a OuseA —, este é um trabalho mais analítico, que mergulha minuciosamente em cada perspectiva, fazendo abordagens inesperadas e, ao mesmo tempo, submergindo com propostas que, efetivamente, alinhem o sonho, a realidade e a crítica a um bom Plano Estratégico de Ação para a empresa alcançar seus objetivos.

Na Mentoria cada um destes ângulos é aprofundado para que o(a) empresário(a) tenha muita clareza de seu negócio, sob cada uma destas óticas, e possa se orientar melhor em cada passo dali por diante. Cria-se um documento descritivo dos sonhos, com detalhamento das metas de curto, médio e longo prazo, para que todas as ações sejam tomadas na direção do que se deseja para a empresa. Em seguida, desenvolve-se a estratégia, focando no momento presente, em tudo o que pode ser feito de imediato para tornar este sonho realidade. Por fim, na etapa da crítica, avalia-se toda a operacionalidade das metas e objetivos, criando-se um passo a passo, para evitar as falhas que possam impedir a realização dos sonhos”, conclui o mentor, Edmilson Lima.

APRENDENDO COM WALT DISNEY
Um dos maiores homens de negócios da história da humanidade, Walt Disney deixou um legado de aprendizados para quem busca mais do que realizar seus sonhos, quer também destacar-se como líder e deixar sua marca na humanidade. Acompanhe as dicas:
1 – Conecte-se com as pessoas e seus desejos.
2 – Não tema correr riscos e, uma vez decidido, não vacile.
3 – Contrate as pessoas certas.
4 – Não dê atenção aos pessimistas de plantão.
5 – Seja você o vendedor dos seus sonhos, só acreditando em si, outros também acreditarão.
6 – Inspire as pessoas, toque seus corações. Liderança é inspiração, inovação e foco.
7 – Inove sempre.
8 – Recorde: “sempre existe um jeito melhor de fazer o que está fazendo”.
9 – Nunca se contente com apenas um sucesso.
10 – Atente-se aos detalhes!
11 – Não existe líder perfeito.

(Fonte: Line Instituto)

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