Allmark | Registro de marcas e patentes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Empreendedor, você é um bom estrategista?

Para ser um bom empresário, é preciso ser um bom estrategista, pois sem um bom Planejamento Estratégico a empresa fica refém do acaso.

O ano acabou. Encerramos o exercício 2020 — e que “exercício” foi este hem! —, agora é hora de iniciar um novo ciclo. 2021 já bateu à nossa porta e não dá para especular sobre como ele será, resultados só se conquistam quando se arregaça as mangas, sem medo, e se coloca toda energia possível para a realização do desejado.
A questão é: o que você deseja? Já pensou na direção que quer dar à sua empresa nos próximos meses?
Iniciar um negócio, recuperar um negócio, ampliar um negócio… Não importa qual o seu ponto de partida em 2021, o ponto de chegada, lá em dezembro, vai depender de uma única atitude sua agora: estratégia.
Já parou para pensar e estruturar isso?

Crie um bom Plano Estratégico
Sem um bom plano de ação não dá para ir muito longe em qualquer projeto, logo perde-se o fôlego, por isso, se você quer chegar ao final do primeiro trimestre com uma perspectiva diferente da que tem agora, já deveria estar com sua estratégia em mãos ou, pelo menos, em mente.
O Planejamento Estratégico da empresa, com a visão e metas de longo prazo descritas, se já foi feito, pede neste momento uma revisão e realinhamento, pois é ele que determina onde a empresa está e onde ela quer chegar.
A partir dele, outros planos específicos, de médio e curto prazo, já podem ser pensados para 2021. Planejamento financeiro, de gestão e de marketing, entre outros, são essenciais estarem em mãos — e já em execução — logo no primeiro dia do ano.
Se ainda não fez a tarefa, corre que ainda dá tempo.
Lembre-se, o ano começa devagar, mas tem sempre quem já sai na frente.
Quer sair na frente também? Então, antecipe-se! Seja um bom estrategista.

Marcas fortes planejam
Antes de mais nada, um empreendedor precisa ter em mente que não dá para ter um negócio sem ter uma visão ampliada dele.
Assim como no jogo de xadrez, é preciso criar um ‘desenho mental’ de cada passo a ser dado para não levar um ‘xeque-mate’.
Já assistiu a série da Netflix “Gambito da rainha “ (2020) ou os filmes “Rainha de Katwe” (2016) e “O Dono do Jogo” (2014)? #ficaadica
Não é à toa que o cinema está sempre explorando a temática deste esporte. Em uma boa partida não faltam reflexão, análise e paciência, ou seja, estratégia.
O xadrez ajuda a desenvolver habilidades cognitivas essenciais para uma vida bem sucedida — um desejo primário de todo ser humano —, independente das distinções de significado que se faça para a palavra “sucesso”, que para uns pode estar associada a bens e para outros a valores.
Se você é um empreendedor, não importa em que nível, pequeno, médio ou grande, precisa vencer suas limitações e explorar o universo das possibilidades, tornando-se tão bom estrategista quanto um jogador de xadrez, porque não dá para contar com a sorte, é preciso contar com você mesmo, empenhando-se para seguir um plano pré-estabelecido, alinhando aqui e ali a rota quando preciso, mas sem fugir do que é essencial.
Só assim poderemos nos encontrar, lá no final do ano, encerrando 2021 positivamente, independente do que possa acontecer.
Hora de refletir e de planejar. Lembre-se, marcas fortes só se mantém fortes com planejamento.
Então, mãos à obra!!!

Acompanhe nosso blog e vamos, juntos, trabalhar por um melhor posicionamento da sua marca em 2021.

Allmark – registro, consultoria e mentoria para todas as marcas.
www.allmark.com.br

Busque um artigo

Leia também