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Os 5 erros mais comuns na comunicação de uma empresa

Apesar de semelhantes, Comunicação e Marketing são áreas distintas, porém essenciais, para o crescimento de uma empresa.

O(a) empresário(a) que nunca ouviu ou nunca repetiu o jargão, “A propaganda é a alma do negócio”, pode atirar a primeira pedra!
Sim, você pode ser micro, médio ou gigante, pode nem ser empreendedor(a) ainda, mas sabe, com certeza, a importância da divulgação do seu negócio.
Sabia, no entanto, que há distinção entre Publicidade e Propaganda, Marketing e Comunicação?
Embora o Marketing seja o mais comentado, e justamente por isso, falemos um pouco mais hoje da Comunicação.
Você pode até já ter sua clientela fixa e fiel, pode estar no topo das marcas mais desejadas, pode deitar e rolar, mas não pode dormir quando o assunto é COMUNICAÇÃO.
Se sua empresa não “acerta a mão” nessa área, uma hora o negócio vai desandar, porque outro, certamente, sabendo se comunicar, vai tomar o seu lugar.
Ok, você ainda é muito pequeno, está se virando como pode nas redes sociais, já cresceu um pouco mais e deu para contratar uma agência ou está tão “bem na fita” que criou um Departamento dentro da empresa.
Acredite: nada disso garante que você esteja sendo assertivo.
Aprofunde um pouco mais o seu entendimento, para garantir que a COMUNICAÇÃO seja uma aliada do seu negócio.

Sabe quais são os erros mais comuns que as empresas cometem quando o assunto é Comunicação?

1. MISTURAR COMUNICAÇÃO E MARKETING
2. QUERER RESULTADO RÁPIDO
3. ENXERGAR COMUNICAÇÃO COMO CUSTO
4. GENERALIZAR SEU PÚBLICO
5. NÃO SABER OUVIR

1. MISTURAR COMUNICAÇÃO E MARKETING
Basicamente o que distingue o Marketing da Comunicação é que o primeiro quer vender e a segunda se relacionar. Ambas são áreas complexas e essenciais, que possuem muitas ferramentas à disposição para atingir seus objetivos. O problema está no desequilíbrio de investimentos entre um e outro, pois se não andarem alinhados, certamente, estarão desalinhando a empresa, que em algum momento sentirá este impacto, ou nas vendas ou na relação com seus públicos. ATENÇÃO, empresário(a), esteja atento(a) para cobrar de seus prestadores de serviços ou de sua equipe interna este equilíbrio de ações nas duas áreas.

2. QUERER RESULTADO RÁPIDO

Comunicação e Marketing estão relacionados a processos, que, como tais, exigem tempo de estudo, desenvolvimento, execução e avaliação. Acelerar processos, como todo bom empresário sabe, representa riscos para a qualidade final.

3. ENXERGAR COMUNICAÇÃO COMO CUSTO

Os processos da área de Marketing, por estarem relacionados a vendas, costumam ser mais facilmente e rapidamente mensuráveis do que os da área de Comunicação, que estão vinculados ao estreitamento de relações com os diferentes públicos, que gera ganhos de valor agregado mais difíceis de serem mensurados em curto e médio prazo, como a valorização da marca, a conquista de autoridade, o fortalecimento da credibilidade.

4. GENERALIZAR SEU PÚBLICO

Basicamente uma empresa possui dois grandes nichos de público, o interno e o externo. Mas há mais divisões a serem feitas, quando se deseja trabalhar com profissionalismo, distinguindo-os para comunicar-se mais assertivamente com eles. Planos de Saúde, por exemplo, possuem subdivisões de público interno (colaboradores e médicos associados) e externo (usuários do plano e prospects), ou seja, qualquer tipo de ação, seja de comunicação ou de marketing, precisa levar em consideração a linguagem adequada ao público a que se destina. É um erro bastante comum no meio empresarial, optar por investir apenas na comunicação com o público externo.

5. NÃO SABER OUVIR

Um mal comum, e até certo ponto compreensível, diante de tantas demandas cotidianas que sugam a atenção do(a) empreendedor(a), é este — não saber ouvir. Acreditando que conhece seu negócio melhor do que ninguém, o(a) empresário(a) pode acabar não sabendo ouvir, generalizando seu público, enxergando comunicação como um custo, querendo resultado rápido e misturando comunicação com marketing. Resultado: frustração e prejuízo.

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