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Sem posicionamento não há crescimento

Ter uma marca admirada e valorizada passa, necessariamente, por um bom posicionamento.

Ok, tem se ouvido muito falar em posicionamento e você com certeza quer fazer isso com sua empresa também, mas, afinal…

O QUE É POSICIONAMENTO?
Importante entender esse conceito porque a imagem da sua empresa passa necessariamente por ele.


Philip Kotler, considerado o pai do marketing, define posicionamento como “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.
Há, inclusive, uma fórmula que traduz o termo: segmentação + diferenciação = posicionamento.

Legal, mas, e aí?


Bom, basicamente, posicionar-se consiste em fazer-se presente na vida dos seus clientes a tal ponto que você sempre seja lembrado positivamente por eles. Trata-se de reproduzir em seu negócio exatamente como se relaciona com seus amigos e familiares.
Não é diferente a relação que se deve buscar construir com os clientes, porque todo ser humano está em busca de atenção e reconhecimento. Isto é diferenciar-se.

Basta observar o resultado que obtemos em nossa vida pessoal, quanto mais nos dedicamos a alguém, mais esta pessoa nos reconhece como uma referência em sua vida e nos posiciona entre as que mais ama. Simples assim, posicione-se na vida das pessoas!
Parece fácil não é mesmo?

No dia a dia, porém, como não há uma relação de afetividade e compartilhamento profunda com os clientes, assim como existe entre nós e nossos amigos ou familiares, que nos motiva naturalmente a comportamentos mais atenciosos, muitas vezes, perdemos esta conexão com o sentir, em meio a números, prazos, problemas e preocupações.
É tanta pressão, vinda de tantos lados, que nos esquecemos do básico: tem alguém ali, na outra ponta, querendo apenas atenção.

Coloque-se no lugar do seu cliente

Não importa se sua empresa presta serviços ou desenvolve produtos, a “fórmula mágica” do posicionamento é igual para todos: coloque-se no lugar do seu cliente.
Como você gostaria de ser tratado? Você compraria seu produto? Sim, não, por quê? Qual diferencial associado ao seu produto ou serviço agradaria a você?
São perguntas que precisam ser respondidas por quem pretende posicionar-se, não importa se você é grande ou pequeno, porque posicionamento é fundamental. Lembre-se, o que vale para você como consumidor, vale para seu público. Ocupe-se mais em relacionar-se com seu cliente do que vender para ele. Este é o fator X da questão, que pode diferenciar você dos demais e conquistar o respeito, a admiração e a fidelidade do público.

A Coca Cola, por exemplo, uma marca de sucesso, uma gigante conhecida e admirada no mundo todo, enfrenta problemas e tensões reais como qualquer pequeno negócio. Por mais que o público ame as propagandas de Natal e não se possa negar o prazer de beber uma coca estupidamente gelada, a crescente rejeição ao produto, principalmente pelos millennials (jovens amantes da vida saudável) também é inegável.

A verdade é que não basta dedicar-se à sua atividade fim. É preciso também criar um bom plano de ação para ser admirado por seu público, e manter-se neste patamar, mesmo diante das frequentes mudanças de comportamento social.
Esta permanece sendo uma entre as inúmeras atividades secundárias que qualquer empresa desempenha, com o agravante de, entre elas, ser uma prioridade, porque sem posicionamento não há crescimento.
Por isso, se para você, empreendedor em qualquer nível, a palavra posicionamento ainda não faz parte do dicionário, e ações de posicionamento ainda não estão inclusas na sua rotina, é hora de repensar.
Você, ou alguém que você contrate para isso, precisa estar no comando desta área, que é complexa, envolve gestão, comunicação e feeling.
Não se trata apenas de posicionar a empresa, mas também de consolidar a marca. Falaremos mais sobre branding em outra oportunidade.

5 dicas sobre POSICIONAMENTO

1 – Aceite, investir em posicionamento é essencial.
2 – Acredite, ser autêntico é o melhor caminho para valorizar sua marca.
3 – Destaque-se preenchendo as lacunas que a concorrência deixa.
4 – Não queira vender a qualquer custo, mas ser útil a qualquer custo.
5 – Conecte-se com seu consumidor individualmente.

Resumindo: humanize-se!

As pessoas que mais amam você são aquelas a quem você se dedica… Contando histórias da sua vida, perguntando sobre a vida delas, compartilhando momentos juntos, trocando vivências.

Vale o mesmo para uma empresa. Busque alternativas que aproximem cada vez mais seu negócio de seu cliente, utilize-se dos recursos disponíveis para criar uma relação amigável e duradoura com ele.
Uma marca bem posicionada é aquela que se faz presente no dia a dia das pessoas.

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